Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar
Compartilhe

ASHTÁNGA SÁDHANA - Parte 1

MUDRÁ - Gestos reflexológicos feitos com as mãos. No Yôga, os mudrás servem como senha para penetrar em determinados setores do inconsciente coletivo. Os mudrás mais conhecidos são:

• Shiva Mudrá: Para meditação. O dorso da mão positiva pousa sobre a palma da mão negativa. Neste mudrá devemos sentir nossas mãos como um cálice, no qual recebemos a preciosa herança milenar de força e sabedoria. Amplia nossa receptividade.

• Jñána Mudrá: Para meditação e respiração. Os dedos (indicador e polegar) de cada mão se tocam. Este gesto conecta os pólos positivo e negativo representados pelos dedos indicador e polegar de cada mão, passando por eles ma corrente de baixa amperagem e apoiados sobre os chakras do joelhos, que são secundários.



ÁTMAM MUDRÁ: Para respiração e mantra (as mãos formam um vértice diante do swádhisthána). Este mudrá tem um efeito semelhante ao anterior (Jñána Mudrá), só que agora com os dez dedos envolvidos, formando o circuito de alta amperagem, e localizado diante de chakra principal. Cria um empuxo que ascensiona a energia sexual, coluna acima.

PRÂNAM MUDRÁ: Para mantra e ásana (palmas das mãos unidas a frente do peito). Neste mudrá a mão de polaridade positiva se espalma na polaridade negativa, fechando um importante circuito eletromagnético que faz a circular a energia dentro do próprio corpo e recarregá-lo, especialmente se executado durante ou após os mantras. Nos ásanas, tende a proporcionar mais senso de equilíbrio e por isso mesmo é mais utilizado nos ásanas de apoio em um só pé.

TRIMUTI MUDRÁ: Para ásana (os dedos indicadores e polegares formando um triângulo). Este mudrá e simbólico e representa a trimurti hindu, Brahmá, Vishmu e Shiva. Por ter poucos efeitos, é mais utilizado como suporte em movimentação de braços durante a execução de ásanas.

Compartilhe

Savitur Yôga - 2018

Nenhum contador foi instalado neste website. Por favor, verifique em Configurações de Estatísticas > Contadores externos.